Funec adere ao Pronatec e poderá ofertar novos cursos em Contagem
quinta-feira, 13 de junho de 2013Para ampliar os projetos de educação profissional e tecnológica gratuita na cidade, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O termo de adesão ao programa foi firmado, no início deste mês, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A Funec é a segunda fundação municipal do Brasil a aderir ao Pronatec.
Por meio do programa, a fundação receberá recursos do governo federal para ofertar cursos de educação profissional técnica de nível médio, cursos de formação inicial e continuada e programas de educação de jovens e adultos. O Pronatec irá beneficiar estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e cadastrados nos programas federais de transferência de renda.
Segundo o presidente da Funec, professor Ramon, a adesão ao Pronatec visa dar suporte as ações de desenvolvimento econômico, da Prefeitura de Contagem. “A prefeitura tem unido esforços para o desenvolvimento econômico da cidade, além da atração de empresas, há obras para garantir a melhoria da mobilidade urbana. A adesão ao Pronatec vem de encontro a esse eixo de atuação do governo, pois é preciso qualificar profissionais para suprir as demandas do mercado”, destacou.
Os cursos serão abertos de acordo com a demanda das secretarias municipais, estaduais, ministérios e outros órgãos. A diretoria de educação profissional da Funec será responsável por apresentar o programa para os possíveis demandantes e estabelecer parcerias.
A diretora de Educação Profissional, Patrícia Mourão, destaca que a adesão irá possibilitar a abertura de novos cursos, antes restritos ao Sistema S, composto por 11 instituições. “Há pouco tempo, apenas o sistema S, formado por instituições como o Sesi e o Senai, tinham a possibilidade de ofertar os cursos do Pronatec. A Funec é a segunda fundação municipal a se tornar ofertante do programa. Isso nos abre um grande leque de possibilidades para, por meio de parcerias, abrirmos cursos técnicos e de qualificação profissional”, salientou.
Possibilidades de expansão do programa
Por meio do programa, poderão ser abertos cursos técnicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), sendo 220 cursos, distribuídos em 13 eixos tecnológicos. Os cursos poderão ser integrados ao ensino médio, subsequentes ou concomitantes. Outra modalidade que poderá ser ofertada é o Bolsa-Formação Trabalhador, que tem como objetivo disponibilizar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 200 horas. O Bolsa-Formação Trabalhador tem 518 opções de cursos, distribuídos em 13 eixos tecnológicos.
Outra possibilidade do programa que poderá ser oferecida pela Funec é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Mais informações na Diretoria de Educação Profissional da Funec, pelo telefone (31) 3391-4553.
Fonte: Prefeitura Contagem


