Agentes da dengue conscientizam comunidade escolar em Contagem
segunda-feira, 15 de abril de 2013Sete agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde de Contagem orientaram alunos das escolas técnicas de Formação Gerencial do Sebrae e as unidades Nenen Scarioli e Escola Benjamim Guimarães, do Sesi, sobre os sintomas da dengue e de como eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.
A escola na cidade de Contagem conta com 494 alunos de ensino médio e técnico, 27 alunos do Senai e mais 97 no Pronatec.
Segundo a diretora da unidade, Cristina Paulinelli de Almeida Costa, as escolas têm ao entorno grandes conjuntos habitacionais em construção e lotes vagos. “Solicitamos a visita dos técnicos da Zoonozes da prefeitura de Contagem para juntos desenvolvermos uma campanha com os alunos, que serão os multiplicadores da informação junto aos pais e vizinhos”.
Para prevenir da dengue, o professor Ricardo Alex e os profissionais da Comissão Escolar de Prevenção de Acidentes (Cepa) ensinaram alunos a fazer a mosquiteira, uma armadilha letal para mosquitos com a garrafa pet. “Também fizemos o repelente natural a base de cravo, álcool e óleo mineral, já usado como alternativa doméstica contra que afasta o mosquito”, disse ele, explicando a alunos como fazer em casa a mistura. Outra medida foi colocar tela nos bueiros no interior da escola.
O aluno do 3º ano, Albert Virgílio da Silva Junior, aprovou as orientações. “Não sabia de detalhes para se evitar a presença do mosquito”.
A agente de endemias da prefeitura, Lúcia de Fátima Martins Mattiello, explicou aos jovens a importância da utilização da telinha verde nos ralos das residências e nos quintais; do não uso de plantas aquáticas e de se evitar os pratinhos para as plantas. “Vemos que os jovens e crianças estão atentos, eles denunciam lotes vagos propícios à proliferação da dengue. Queremos que eles sejam um multiplicador da informação em potencial”, disse.
A agente informou ainda que a limpeza dos quintais é a principal arma contra a dengue e outras doenças nocivas a saúde, como a leptospirose e leishmaniose.
Campanha: “Juntos somos mais fortes nessa luta”
A campanha de enfrentamento à dengue está ocorrendo em toda a cidade e envolvendo as comunidades, órgãos municipais, estaduais e entidades, com o tema “Juntos somos mais fortes nessa luta, sempre é hora de combater a dengue”.
Para combater a dengue, os contagenses podem acionar todas as regionais da cidade e denunciar lotes vagos pelos telefones: Eldorado (3392-2211); Industrial (3363-8880); Nacional (3354-4680); Petrolândia (3397-6144); Ressaca (3354-6386); Sede (3911-4442) e Vargem das Flores (3352-5165).
Para entregar pneu velho basta ligar para 0800283-1225. O Ecoponto fica na rua Bélgica, 18, bairro Eldorado.
Posto de enfrentamento à dengue
As pessoas com sintomas ou sinais da doença podem procurar as UPA JK e UPA Ressaca, uma das unidades específicas de atendimento médico que foram montadas pelos governos municipal e estadual.
Fonte: Prefeitura Contagem
Mais notícias sobre Contagem:
- Jovens roubam roupas em shopping e são localizados em engarrafamento em Contagem
- Galeria de Artes do Centro Cultural de Montes Claros passa a funcionar em novo horário
- Contagem adere ao Programa Crack, é possível vencer
- Motorista morre após bater carro em poste em Contagem
- A Equipe do Encontra Contagem deseja a todos um Feliz 2013


